O Relato Institucional, apresentado pela IES caracteriza uma fase de retroalimentação e avaliação do desenvolvimento e do alcance das políticas, dos objetivos e das ações e metas estabelecidos no PPI e no PDI.
A CPA está devidamente constituída e apresenta relatórios anuais de autoavaliação divulgados a todos os segmentos da comunidade acadêmica. Pode-se constatar que há ações que corroboram para a evolução institucional e todos os segmentos da comunidade universitária conhecem e fazem parte desse processo de avaliação e tomada de decisões a partir delas. As entrevistas confirmam que todos os segmentos da comunidade acadêmica são muito bem informados da autoavaliação.
A CPA conta com o apoio dos dirigentes da IES e utilizam efetivamente as informações como mecanismo de aprimoramento da prestação do serviço educacional.
De acordos com os relatórios a respeito de autoavaliações e avaliações externas dos cursos, constatamos a existência de relatórios analíticos e com planos de ação. Podemos considerar que pela organização dos espaços apresentados, as autoavaliações promoveram aprimoramentos desde o início das atividades da IES.
1.1 – Evolução institucional a partir dos processos de Planejamento e Avaliação Institucional.
O Relato institucional apresentado pela UNIFACOL para a comissão, trata-se de um documento com 59 páginas que explicita a trajetória da IES no período de 2021 a 2023. O documento apresentou a evolução institucional, contemplando o histórico da IES, os objetivos para sua idealização e implementação, os descritivos sobre os processos administrativos para regular oferta dos cursos, bem como o histórico completo de todos os conceitos de cursos obtidos ao longo dos anos. O último Conceito Institucional foi obtido em 2018 cujo resultado foi atribuição de conceito 4 para a IES. O documento relata também o papel da CPA para o desenvolvimento institucional, o qual ficou evidenciado durante as entrevistas realizadas com os mais diversos atores partícipes da comunidade acadêmica. Apresentou o projeto de autoavaliação institucional, com descritivo sobre a metodologia e os questionários aplicados, bem como o público alvo de cada uma das avaliações. O documento foi encerrado com anexo em que consta a divulgação das conquistas e das metas da CPA no site da IES. A evolução institucional da IES fica evidenciada na medida em que desde sua autorização o crescimento aparenta consistência e evolução constante para a região. Finalmente, também ficou evidenciado durante as entrevistas que toda comunidade acadêmica se apropria dos resultados exarados pelo trabalho desempenhado pela Comissão.
1.2 – Processo de autoavaliação institucional.
Existe projeto de autoavaliação institucional apresentado para a Comissão, cujo documento está relacionado ao projeto a ser desenvolvido no período de 2024 a 2026. Trata-se de documento com 29 páginas disponibilizado por meio do repositório institucional entregue à comissão por ocasião da visita. O documento inicia com uma breve apresentação sobre a CPA e seu papel junto ao processo avaliativo consolidado pela Lei do SINAES. A última página do documento apresenta um quadro resumo com um cronograma a ser executado durante as ações, no entanto, o documento consta com título “”Cronograma de ações 2024/2026″” e a tabela abaixo está subdivida em meses, o que nos leva a presunção de que as ações serão idênticas ano a ano. Na documentação apresentada, a IES demonstrou suas iniciativas por meio da juntada dos seguintes documentos e pastas devidamente organizados: PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL; PLANO DE AÇÃO ANUAL – 2024; ATAS DE REUNIÃO DA CPA; PORTARIAS DE NOMEAÇÃO DA CPA; ANÁLISES DA CPA; DIVULGAÇÃO DAS CONQUISTAS DA CPA; REGULAMENTO DA CPA; ROTINAS DA CPA – FLUXOGRAMA DE PROCESSOS. Também ficou amplamente evidenciado que, além da organização e fluxos de trabalho adequadamente idealizados para a operação, toda a comunidade acadêmica se apropria adequadamente dos resultados relativos às pesquisas institucionais.
1.3. Autoavaliação institucional: participação da comunidade acadêmica.
A UNIFACOL demonstra o cumprimento do requisito de que o processo de autoavaliação ocorre com a participação da sociedade civil organizada por meio da composição de sua Comissão Própria de Avaliação (CPA). Essa participação é evidenciada pela presença de Sérgio da Silva Santos, que integra a CPA na condição de Representante da Sociedade Civil. Além disso, a comissão também conta com a participação de representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica, garantindo um processo de avaliação abrangente e inclusivo. O coordenador e representante do corpo docente, Gustavo Santiago Dimech, o representante do corpo discente, Igor da Costa de Lima Moura, e o representante do corpo técnico-administrativo, Welington do Carmo Melode, compõem, junto com Sérgio da Silva Santos, a CPA, assegurando uma diversidade de perspectivas que contribuem para a qualidade do processo avaliativo. Dessa forma, a UNIFACOL garante que todos os setores relevantes da instituição, bem como a sociedade civil, estão envolvidos na autoavaliação, o que confere legitimidade e abrangência ao processo, incluindo a diversidade de instrumentos de coleta de dados e a pluralidade de opiniões. No entanto, não ficou evidenciada a participação crescente de todos os segmentos, o que sabemos tratar-se de um dos maiores desafios inerentes à atuação das IES.
1.4. Autoavaliação institucional e avaliações externas: análise e divulgação dos resultados.
A UNIFACOL cumpre rigorosamente o requisito de que os resultados da autoavaliação institucional e das avaliações externas são divulgados de forma analítica e apropriada para todos os segmentos da comunidade acadêmica. O processo de análise é conduzido de maneira minuciosa, permitindo que os dados obtidos sejam organizados e interpretados de forma clara e objetiva, proporcionando um panorama detalhado do desempenho institucional. Além disso, os resultados são amplamente compartilhados com todos os membros da comunidade acadêmica — incluindo corpo docente, discente, técnico-administrativo e sociedade civil —, assegurando que todas as partes interessadas tenham acesso às informações relevantes. Essa divulgação transparente e acessível permite que cada segmento compreenda e se aproprie dos resultados, favorecendo um ambiente colaborativo para a tomada de decisões e a melhoria contínua da instituição. Dessa forma, a UNIFACOL garante que os resultados não apenas informam, mas também envolvem a comunidade acadêmica em um processo participativo e contínuo de aperfeiçoamento da qualidade institucional.
1.5. Relatórios de autoavaliação.
No repositório institucional fornecido pela IES para esta Comissão, verifica-se a entrega de relatórios completos do ciclo avaliativo, bem como relatórios específicos dos anos que integram o ciclo avaliativo por eles idealizado. Nesse sentido, verificamos a elaboração de 4 relatórios (2021, 2022 e 2023, em como um relatório concentrando a análise 2021/2023). Conforme mencionado em muitas oportunidadades durante as reuniões com diversos atores da IES, todo o processo avaliativo claramente impacta o processo de gestão do Centro Universitário uma vez que o presidente da CPA participa ativamente das decisões administrativas de gestão da IES. No entanto, não ficaram evidenciadas a promoção de mudanças inovadoras a partir da atuação da CPA, mas sim ajustes na prestação do serviço educacional, o que certamente ocorrerá com o crescimento institucional.